Caminhos do Inconsciente: Um espaço para explorar os mistérios da mente humana, desvendar emoções e descobrir a força transformadora da psicanálise. Aqui, cada reflexão é um passo rumo ao autoconhecimento e à liberdade interior.
sexta-feira, 10 de maio de 2019
"Seis cenas “peculiares” que aconteceram em universidades públicas brasileiras"
"
Educação
constrangedor
Seis cenas “peculiares” que aconteceram em universidades públicas brasileirasPerformances ofensivas ou incompreensíveis têm se tornado comuns nos campo universitários do país.
Performance em seminário da UEM: repercussão negativa nas redes sociais| Foto: Reprodução / UEM
Nos últimos dias, as redes sociais repercutiram a apresentação de uma performance de teor erótico em um seminário na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O caso foi apenas o último (e, justiça seja feita, um dos menos bizarros) de uma lista que só tem crescido nos últimos anos. Veja exemplos de episódios em que universidades públicas brasileiras, digamos, não corresponderam às expectativas de excelência acadêmica e aperfeiçoamento pessoal.
1) Pegação na UEM
Duas alunas apresentaram atos de teor erótico em frente à plateia do V Simpósio Internacional em Educação Sexual, na Universidade Estadual de Maringá, em abril. As fotos do evento foram divulgadas na página da instituição e motivaram muitas críticas nas redes sociais. Em nota, a universidade afirmou que a cena foi tirada de contexto.
2) Brutalidade obscena
Um evento de nome impublicável (e que se refere à genitália feminina, acompanhado do adjetivo “Satânik”) chocou pela brutalidade na Universidade Federal Fluminense (UFF): durante uma das performances, apresentada ao ar livre, uma jovem teve a vagina costurada. O ato, realizado em maio de 2014, fez parte do II Seminário de Investigação e Criação do Grupo de Pesquisas UFF/CNPq.
3) Besuntado em dendê
Aconteceu em junho de 2015: durante o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, na Universidade Federal da Bahia, um(a) aluno(a) apresentou a peformance 'Gordura Trans', que consistia em um banho de azeite de dendê, nu, em um pátio da universidade.
4) Focinheira humana
Seminua, com palavra escritas sobre o corpo e usando uma focinheira, uma estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprensentou sua performance em meio ao campus universitário em novembro de 2014. Quisessem ou não, os alunos e funcionários tinham de ouvir os “latidos” da jovem."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/seis-cenas-peculiares-que-aconteceram-em-universidades-publicas-brasileiras-br4csifdjnqafjhjeacu1dmjt/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Feminismo x felicidade
Feminismo x Felicidade: “Liberdade ou cobrança?” O feminismo trouxe conquistas históricas, mas também gerou novos impasses. Muitas mulheres ...
-
Bebês Reborn: Quando o vazio psíquico exige um corpo para amar Um olhar psicanalítico sobre a dor que se esconde atrás da fantasia materna...
-
Romantização da Doença Mental: Quando o Sofrimento Vira Espetáculo e o Brasil Desce a Ladeira Há algo profundamente alarmante ac...
-
O Preço da Inocência e o Silêncio que Mata Vivemos em uma era onde a realidade se impõe com brutalidade. O tráfico infantil, seja para o tra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão e participe dessa jornada pelo autoconhecimento. Estamos aqui para ouvir você e tornar o Caminhos do Inconsciente um espaço ainda mais enriquecedor!"