segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Amor canino


O elo terapêutico entre a criança e o cachorro 🐾💫

Na luz da Psicologia, a presença de um cachorro na vida de uma criança com transtornos neurológicos é mais do que companhia — é intervenção emocional e desenvolvimento afetivo em forma de afeto. O animal não fala, mas comunica. Não interpreta, mas compreende. Ele acessa, sem esforço, aquilo que muitas vezes a palavra não alcança: o vínculo.

A interação com o cachorro desperta na criança algo essencial — a sensação de ser aceita como é. Esse vínculo estimula a autorregulação emocional, reduz a ansiedade e favorece a socialização, pois o animal funciona como um mediador entre o mundo interno e o externo. O toque, o olhar e o ritmo tranquilo da convivência com o cão ajudam o cérebro infantil a reorganizar emoções, favorecendo o aprendizado e o bem-estar.

Mais que um amigo, o cachorro se torna um espelho emocional, refletindo segurança, amor e constância. Ele ensina empatia, desperta a afetividade e devolve à criança o sentido do vínculo humano — de forma pura, sem julgamento, e com uma ternura que nenhuma técnica é capaz de simular.

Em cada gesto simples, o cachorro faz aquilo que a Psicologia mais busca: curar por meio do vínculo, do afeto e da presença verdadeira. 🧠🐶💙
Sandro César Roberto 
Claudio (adestrador )

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